terça-feira, 21 de julho de 2009

Quem mexeu no meu queijo?


ACESSEM: 


O vídeo mostra a resistência a mudanças. E na minha opinião a resistência tem muito haver com nosso sistema de equilíbrio interno, denominado de homeostase ou homeostático: "que é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados. O termo foi cunhado em 1932 por Walter Bradford Cannon a partir do grego homeo similar ou igual, stasis estático".
Mais que sobreviver a mudanças, os sistemas complexos, precisam de homeostase para manter o equilíbrio interno. Além de sobreviver, estes sistemas devem ter capacidade (nós Homo sapiens:competência e habilidade) de se adaptar ao ambiente externo(novos paradigmas). Portanto, para os Homo sapiens uma questão que pode ser de sobrevivência biológica e de insegurança, manter o Statu quo ( da frase completa in statu quo res erant ante bellum, é uma expressão latina que designa o estado atual das coisas, seja em que momento for), parece ser mais cômodo!
É para refletir...Concordar e discordar!
Autor: Sylvio Fernando Mattos Xavier da Silva

terça-feira, 14 de julho de 2009

Blog em construção...Filosofia do conta-gotas, tenham paciência!

Blog: sinapses- Interfaces de Informações

Começo o Blog: sinapses- Interfaces de Informações, com uma definição simples de sinapses: “são estruturas altamente especializadas, que fazem a transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para outro".
Usarei este espaço virtual para incentivar que nós "Homo sapiens" possamos desenvolver um trabalho análogo a sinapses, ou melhor, executarmos a metáfora das sinapses, fazermos a troca de informação de maneira tão eficiente quanto elas.