quinta-feira, 13 de julho de 2023

IZABEL FERERÉU - COBRA-GRANDE DO MARAJÓ/PA

 Conto: By Sylvio Fernando Mattos Xavier da Silva


COBRA-GRANDE DO MARAJÓ/PA


A Ilha do Marajó, localizada no Estado do Pará, é conhecida por sua beleza natural e por suas lendas e mistérios. Uma dessas lendas é a história do ataque da  uma Cobra-grande conhecida como IZABEL FERERÉU uma criatura mítica e aterrorizante que aterroriza os barcos que trafegam pela região.


Por séculos, os moradores da Ilha do Marajó têm ouvido relatos sobre a presença da Cobra-grande, uma serpente gigantesca, com presas de cerca de 30cm capaz de penetrar o coro de um jacaré-açú  de mais de 4 metros de comprimento. IZABEL FERERÉU possui poderes sobrenaturais e uma voracidade insaciável. Porém, essa criatura lendária não se alimenta de qualquer coisa. De acordo com a lenda, a Cobra-grande só se alimenta de homens virgens que nasceram durante a lua cheia.


Os relatos dos ataques da Cobra-grande são assustadores. Os barcos que navegam pela ilha são surpreendidos por um estrondo sinistro e, em seguida, avistam a imponente silhueta da serpente se aproximando rapidamente. Suas escamas brilham sob a luz da lua e seu olhar intimidador aterroriza todos a bordo. A Cobra-grande avança ferozmente, envolvendo o barco em suas enormes mandíbulas. Os marinheiros são completamente impotentes sucumbindo ao seu destino trágico  diante da força da criatura que afunda o barco a procura de um homem virgem. 


Os habitantes da ilha acreditam que a Cobra-grande é uma maldição, uma punição para os que desvirtuam os valores e tradições locais. Essa crença é tão enraizada na cultura dos marajoaras que todos os anos realiza-se uma cerimônia para celebrar a lua cheia e pedir proteção contra os ataques da serpente.


Embora muitos acreditem que a Cobra-grande seja apenas fruto do imaginário popular, alguns afirmam ter visto a criatura de perto. Essas pessoas descrevem a serpente como uma presença imponente e ameaçadora, capaz de transmitir um sentimento de puro horror e desamparo.


Os relatos sobre os ataques da Cobra-grande na Ilha do Marajó atraem a curiosidade de leitores de suspense. A história envolve elementos de mistério, terror e até mesmo uma pitada de romance, uma vez que a criatura só se alimenta de homens virgens nascidos durante a lua cheia. A combinação desses elementos faz com que a lenda ganhe um ar atrativo, tornando-se tema de conversas e fonte de inspiração para filmes e obras literárias.


A Ilha do Marajó, com sua beleza natural e suas lendas intrigantes, continua a cativar moradores e visitantes. A memória dos ataques da Cobra-grande permanece viva na mente dos que ouvem as histórias, deixando um sentimento de mistério e fascinação que envolve essa bela e enigmática Ilha fluviomarítima, considerada a maior do planeta.


Conto escrito em homenagem a nossa avó Maria de Lourdes que nos assombrava contando a lenda da Cobra-grande do Marajó

Nenhum comentário:

Postar um comentário